Pedro Magalhães
Pedro Manuel Alves Barroso Magalhães, nascido em Vila Real a 1 de fevereiro de 1979.
Licenciado em Matemática, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2002, tendo recebido o prémio Eng. António de Almeida por ter sido o aluno com média mais elevada. Mestre em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Escola de Gestão do Porto (EGP), da Universidade do Porto (UP) em 2008, com dissertação na área dos seguros e ciências atuariais.
Atualmente é responsável pela direção de Capital, Dívida e Desenvolvimento de Negócio do Banco Português de Fomento (BPF), instituição de fomento portuguesa. Para além de coordenar toda a área de investimentos de capital e de dívida do BPF, nomeadamente as parcerias estabelecidas com o Fundo Europeu de Investimento (FEI), é também responsável pela coordenação do desenvolvimento de novos instrumentos financeiros do BPF.
Anteriormente, desempenhou as funções de Diretor de Negócio da IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, tendo sido responsável pela implementação da estratégia e plano de negócios da instituição através do desenvolvimento, negociação, operacionalização e monitorização de instrumentos financeiros para apoiar o financiamento de PME e Mid-Caps. Também foi responsável por todas as fases do projeto e implementação de instrumentos financeiros, captação de recursos, seleção de intermediários financeiros e monitoramento de instrumentos financeiros patrimoniais e quase-patrimoniais, bem como dívida (inclusive empréstimos), garantias e securitização.
Desempenha ainda funções docentes, como assistente convidado, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
Antes de exercer funções da IFD foi docente universitário na UTAD e Instituto Politécnico de Bragança, diretor administrativo e financeiro no Instituto de Segurança Social e analista no Instituto de Gestão de Fundos da Segurança Social. Tem artigos científicos publicados e realizou inúmeras palestras ao longo da sua carreira profissional e académica, para além de alguns estudos efetuados enquanto consultor externo de entidades públicas e privadas.