António Figueiredo
Licenciado em Economia pela Universidade do Porto (1972). Foi Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto de 1975 até dezembro de 2009, data em que se aposentou, tendo sido até então responsável por lecionar e reger cadeiras ao nível das licenciaturas e mestrados em Economia e Gestão, com relevo para as áreas do desenvolvimento económico, globalização, inovação e macroeconomia.
Exerceu atividade de consultoria no país, desde 1980, nomeadamente para a Comissão de Coordenação da Região do Norte, no âmbito da assessoria à Presidência (1980-1992), e para vários municípios, em matéria de cooperação transfronteiriça e inter-regional, da avaliação das dinâmicas de evolução espacial da Região do Norte e do planeamento e do desenvolvimento local. Enquanto consultor internacional tem colaborado em estudos internacionais para a Comissão das Comunidades Europeias nomeadamente em matéria de estudos de prospetiva territorial, de cooperação inter-regional e transfronteiriça e de avaliação da estratégia europeia de emprego.
Integrou a Administração da Quaternaire Portugal em 1994, tendo assumido, entre março de 1999 e maio de 2018, a Presidência do Conselho de Administração. Desde 8 de maio de 2018, assumiu a Direção de Estratégia e Inovação da empresa. Na Quaternaire Portugal, tem coordenado técnica e cientificamente estudos de avaliação de programas e políticas públicas (com relevo para as intervenções dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento em Portugal), sectoriais e territoriais, trabalhos na área do desenvolvimento territorial e do planeamento estratégico, da economia da inovação e das políticas de emprego e formação.
Possui grande número de trabalhos publicados na área do desenvolvimento regional e do planeamento estratégico, destacando-se mais recentemente os trabalhos de investigação em projetos coletivos para a Organização Internacional do Trabalho e Comissão Europeia, em colaboração com Maria Pilar González e Luís Delfim Santos (Faculdade de Engenharia do Porto) e Hugo Figueiredo (Universidade de Aveiro e CIPES – Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior), nos domínios dos efeitos da crise e das políticas de austeridade no modelo social europeu, na evolução das classes médias e no mundo do trabalho e relações industriais em geral, já publicados conjuntamente pela Organização Internacional do Trabalho e pela editora inglesa Edward Elgar, sob a coordenação de Daniel Vaughan-Whitehead. É co-autor do blogue Interesse Privado, Acção Pública.