Governador do Banco de Portugal entre junho de 2010 e julho de 2020
Carlos Costa tem uma carreira com vasta experiência na área dos estudos económicos, da integração europeia, das questões bancárias e financeiras e da política monetária. Integrou o Departamento de Estudos do Banco Português do Atlântico entre 1978 e finais de 1985, tendo dirigido o Centro de Estudos da Economia Português, entre 1981 e finais de 1985. No âmbito da integração europeia, coordenou o Núcleo de Assuntos Económicos e Financeiros da Representação Permanente de Portugal junto da Comunidade Europeia (1986 a 1992), tendo tido participação muito ativa, nomeadamente, nas negociações dos designados pacotes Delors I e II, nos trabalhos e nas negociações do Tratado da União Económica e Monetária e nas negociações e na presidência dos grupos de trabalho que instituíram o Mercado Único Financeiro. Participou, a título individual, no “Conselho Superior para a Reforma do Sistema Financeiro” (1988 a 1992), que serviu de base à reforma global do quadro legislativo do sistema financeiro português. Foi Chefe de Gabinete do Comissário Europeu, entre janeiro de 1993 e dezembro de 1999. Entre 2004 e 2006 exerceu os cargos de Administrador da Caixa Geral de Depósitos, Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Aposentações, Presidente do Conselho de Administração do Banco Nacional Ultramarino e Presidente do Banco Caixa Geral, depois de ter sido Diretor Geral do Millennium BCP (2000 a 2004) e membro do Conselho de Administração do Euro Banking Association (2001 a 2003). Foi Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento (2006 a 2010). Foi Vice-Presidente do High Level Group Manufuture (plataforma europeia para a reindustrialização) entre 2003 e 2007 e Presidente da plataforma portuguesa do Manufuture. Foi o 17.º Governador do Banco de Portugal, entre junho de 2010 e julho 2020 e, nessa qualidade, presidiu ao Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, foi membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu e do Conselho Geral do Comité Europeu de Risco Sistémico e Governador, em representação de Portugal, no Fundo Monetário Internacional.
NorthStar Earth & Space
Ignacio Cires é especialista em desenvolvimento de negócios na NorthStar Earth & Space. Com uma vasta experiência em desenvolvimento de negócios, pesquisa de mercados e negócios internacionais, Ignacio desempenhou um papel fundamental na expansão da presença global da NorthStar. Liderou iniciativas estratégicas, estabeleceu ligações com organizações de defesa e de inteligência em todo o mundo e apoiou com sucesso uma ronda de financiamento da Série D. Anteriormente, desempenhou funções de consultor financeiro externo na Siemens Gamesa Renewable Energy, supervisionando o controlo financeiro das subsidiárias sul-americanas. A sua experiência abrange estratégia geopolítica, análise competitiva, relações internacionais e o aproveitamento das capacidades comerciais para melhorar a inovação nos setores espacial e de defesa.
Chefe do Escritório de Representação do Grupo BEI em Portugal
João Fonseca Santos ingressou no Banco Europeu de Investimento em 2014, começando pelo departamento de monitorização e reestruturação. Em 2017, passou para a equipa responsável por novas operações em Portugal e, em 2021, tornou-se assessor do à data Vice-Presidente do BEI Ricardo Mourinho Félix, centrando-se em questões institucionais, estratégicas, de governança e operacionais e dando apoio em áreas como a Economia Azul, Financiamento e Tesouraria, Quadro Financeiro Plurianual e relações institucionais em Portugal, Argélia, Marrocos, Tunísia e América Latina e Caribe. Em Setembro de 2023, assumiu o cargo de Chefe do Escritório de Representação do Grupo BEI em Portugal. Antes de se juntar ao BEI, trabalhou em Private Equity e Corporate Finance em Portugal, onde iniciou a sua carreira em 2008. Possui um Mestrado em Finanças e uma licenciatura em Gestão pela Nova School of Business and Economics em Lisboa.
Diretor do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal
Nasceu a 20 de setembro de 1972, é Doutorado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e Licenciado em Economia pela FEP - Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É Diretor do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal desde 2018. É membro do Comité de Política Monetária do Eurosistema desde 2006. Faz investigação nas áreas da política monetária, desigualdade e pobreza. É professor de Políticas Macroeconómicas na Católica Lisbon School of Business & Economics desde 2015.
CEO Smart Waste
Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no ano de 2002. Simultaneamente, obteve o grau de Mestre em Diagnóstico Ambiental pela Universidade de Cranfield, Reino Unido. Em setembro de 2002, integrou a Sociedade Portuguesa de Inovação, SA, onde exerceu funções de Consultora em projetos nacionais e internacionais. Em março de 2004, foi nomeada Assessora do Gabinete do Vereador responsável pelo pelouro de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos da Câmara Municipal de Lisboa. Em outubro de 2005, inicia a sua colaboração com a Lisboa E-Nova - Agência Municipal de Energia e Ambiente, com funções na área de comunicação e projetos. Em setembro de 2016 iniciou funções como Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal.
GreenEarth Agro (Fundador e CEO)
Rushank Bardolia é um economista e ex-especialista em serviços financeiros que fez a transição da indústria de fundos de Luxemburgo para a agricultura sustentável. Após 15 anos na banca e compliance, Rushank fundou a GreenEarth Agro, uma empresa social sediada no Gana, focada em agricultura regenerativa e agronegócio sustentável. O seu trabalho integra financiamento de impacto, sequestro de carbono e agroprocessamento para criar cadeias de abastecimento agrícolas resilientes, garantindo simultaneamente o desenvolvimento económico para pequenos agricultores. Rushank tem também explorado modelos de financiamento inovadores, como a tokenização RWA, para preencher a lacuna de financiamento para agricultura inteligente em termos de clima. Tem participado em fóruns globais, incluindo a COP e o Fórum Econômico Mundial, defendendo o investimento sustentável na agricultura
Sócio Fundador da Vallis Capital Partners
Executivo com mais de vinte anos de experiência profissional no sector financeiro e banca de investimento, sendo especialista em originação, financiamento, investimento e gestão de portfolios com exposição a crédito estruturado. Foi Chief Credit Officer no Dominion Group, em Londres, tendo sob a sua responsabilidade a gestão da dívida dos respectivos fundos e a criação de um fundo de créditos estruturados. Anteriormente, foi Director Executivo do ABN AMRO, sendo o responsável europeu pela área de titularização, estruturação e gestão de carteiras de crédito de cerca de USD 35 MM. Foi ainda Conselheiro do Ministério da Economia para a Internacionalização da Economia Portuguesa. É Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e tem um MBA pela State University of West Georgia, US.
ERSE, Board Member
Isabel Apolinário traz mais de duas décadas de experiência em regulação energética para o seu papel como membro do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Com uma sólida formação em economia e um profundo conhecimento da política energética, tem desempenhado um papel na definição de quadros regulamentares e na promoção da inovação no sector da energia. O percurso de Isabel na regulação do sector da energia começou na ERSE, em 1998, na Direção de Tarifas e Preços. Ao longo dos anos, passou por várias funções na ERSE, incluindo Consultora e Diretora da Direção de Tarifas, Preços e Eficiência Energética. Adquiriu também uma valiosa experiência em política e regulação energética, como membro dos grupos de trabalho do gás do CEER (Conselho Europeu de Reguladores de Energia), da ACER (Agência de Cooperação dos Reguladores de Energia) e do MEDREG (Associação de Reguladores de Energia do Mediterrâneo). Isabel é licenciada em Economia (1996) e mestre em Economia e Política da Energia e do Ambiente (2005), ambos pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa.
Presidente da Câmara do Porto
Licenciado em gestão de empresas pela Universidade de Greenwich; Presidente da Câmara do Porto desde 2013; Comentador Político; Autor; Membro do Senado da Universidade do Porto; Ex-administrador da TCL e Transinsular Transportes Marítimos, S. A.