Vice-Presidente da aicep Global Parques
Desde 2024, é Vice-Presidente da Comissão Executiva e Vogal do Conselho de Administração da aicep Global Parques, responsável pela gestão de várias áreas de localização empresarial, incluindo a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, sob as marcas "ZAL Sines – Zona de Atividades Logísticas", "Energia Sul" e "Sines Tech – Innovation & Data Center Hub". Entre 2016 e 2024, integrou os quadros do Banco de Portugal, onde desempenhou funções tanto na carreira técnica como em cargos de gestão - foi assessor no Departamento de Estabilidade Financeira e no Departamento de Estatística e Investigador no Laboratório de Investigação em Microdados (BPLIM). Anteriormente, desempenhou funções na banca comercial e, desde 2008, é docente no ensino superior. Atualmente, é Professor Auxiliar Convidado na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. É doutorado em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão pelo ISEG – Universidade de Lisboa, Mestre em Engenharia Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Licenciado em Matemática pela Universidade do Minho. Tem várias publicações nas suas áreas de especialidade, além de apresentações em eventos nacionais e internacionais e participação em diversos projetos e conferências.
Coordenadora da Equipa de Monitorização no âmbito da Prevenção do Branqueamento de Capitais e Fraude no Banco Montepio
Susana Costa é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Está no Banco Montepio desde 2004, onde foi Gestora Comercial na Rede de Balcões do Departamento Regional da Amadora. Passou também pela experiência de Gestora Premium de Clientes Particulares, no Acompanhamento e Gestão da Carteira de Clientes e Captação de Novos Clientes. Em 2014, surgiu a oportunidade de sair da área comercial e iniciar uma nova etapa na sua carreira, mais relacionada com a sua área de formação académica. Em novembro, iniciou novas funções no ainda Gabinete de Compliance. É na Direção de Compliance do Banco Montepio que tem desenvolvido a sua carreira no Departamento de Prevenção do Crime Financeiro, área de Monitorização de AML/CFT e Fraude.
Banco Montepio
Margarida Varejão é licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e iniciou o seu percurso no setor bancário através de um programa de estágio. Atualmente, integra o Núcleo de Monitorização do Departamento de Prevenção do Crime Financeiro, no Banco Montepio, onde aplica medidas de prevenção e de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo. Uma das suas funções é analisar movimentação bancária suscetível de estar relacionada com práticas dos crimes financeiros. Amante de ginástica acrobática e ténis, descobriu recentemente uma paixão por jogos de tabuleiro.
Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto
Filipe Araújo é Vice-Presidente e Vereador do Pelouros do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital da Câmara Municipal do Porto, cumprindo o 3º mandato como Vereador nesta autarquia (2013 – presente). Preside aos Conselhos de Administração das empresas municipais Porto Ambiente e da Águas e Energia do Porto, sendo ainda Presidente dos Conselhos de Administração da Agência de Energia do Porto e da Associação Porto Digital. É membro do Conselho de Administração da LIPOR. Atualmente, é Vice-Presidente da rede de cidades Energy Cities, sendo ainda membro do Grupo Consultivo de Presidentes de Câmara da Missão Cidades, no âmbito da Missão Europeia 100 cidades inteligentes e climaticamente neutras. Liderou o Fórum do Ambiente da rede de cidades EUROCITIES, como Presidente entre 2018 e 2023, e Vice-Presidente nos dois aos anteriores (2016-2018). Desde 2013, ao longo da sua carreira de serviço público, desenvolveu e implementou ativamente uma visão estratégica para as áreas do Ambiente, da Ação Climática e da Inovação no Porto, impulsionando um progresso substancial da cidade nos últimos anos. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), tem um MSc em Telecomunicações com distinção pela University of Manchester Institute of Science and Technology (UMIST). Entre 1999 e 2013 desenvolveu a sua atividade profissional como quadro superior de uma empresa multinacional de telecomunicações.
CEO da Sair da Casca - Consultoria Social, Sustentabilidade, Empreendedorismo Social
Com 30 anos de experiência na consultoria em sustentabilidade corporativa, Nathalie Ballan é Fundadora e Presidente da Sair da Casca, a primeira empresa de consultoria em Portugal sobre os temas da Responsabilidade Social e do Desenvolvimento Sustentável. A Sair da Casca nasceu da convicção de que as empresas são um motor de mudança e que uma atuação socialmente responsável cria um “círculo virtuoso” decisivo para o sucesso dos negócios. Responsável pelo desenvolvimento da empresa, pela sua internacionalização, por projetos europeus e parcerias. “Ativista”, a Nathalie participa em vários fóruns portugueses e internacionais, dá aulas e desenvolve investigação nas áreas da estratégia de sustentabilidade e inovação social. Em 2021, foi condecorada pelo estado francês Chevalier de l’ Ordre National du Mérite. Detém várias participações na sociedade tais como: Board Member e responsável pela área da Formação do GRACE, Advisory Board Member do ISCTE BUSINESS SCHOOL e do FUNDO DE IMPACTO SOCIAL da 3XP, Secretária-Geral do CCEF (Comité dos Conselheiros do Comércio Exterior de França), membro do CENTRO NACIONAL DE COMPETÊNCIAS PARA A INOVAÇÃO SOCIAL, faz parte do Grupo de Experts em Sustentabilidade da União Europeia - Networking for better Corporate Social Responsibility (CSR) advice to Small and Medium Sized Enterprises (SMEs) e é Professora convidada na pós-graduação em Sustentabilidade do ISEG.
Gestora de Desenvolvimento de Negócio na GALP
Celeste Amorim Varum é uma economista com vasta experiência em inovação e internacionalização em diversos contextos, doutorada em Economia e Mestre em Economia e Negócios Internacionais pela Universidade de Reading (UK) e Licenciada em Economia pela Universidade de Évora. Business Development na Galp, Professora associada c/ agregação na Universidade de Aveiro, já foi assessora do Ministério da Economia de Portugal na Secretaria de Estado do Turismo e na Secretaria de Estado da Indústria, bem como colaborou com a Comissão Europeia em políticas de transição energética e Indústria 4. 0. A sua trajetória profissional une iniciativas empresariais, governo e a academia, apoiando empresas e regiões, bem como na definição de politica pública para adaptação a desafios para aumentar a competitividade.
Tax Partner - Corporate & International Tax, PwC Portugal
Ana Luísa Costa iniciou a sua carreira profissional na PwC em 2006, tendo uma vasta experiência em matérias relacionadas com tributação nacional e internacional, destacando-se reorganizações empresariais e assistência a clientes com litígios fiscais. É docente convidada em algumas instituições de ensino superior, oradora em seminários e conferências e colabora regularmente com a imprensa escrevendo artigos para jornais e revistas sobre matérias relacionadas com Fiscalidade. Ana Luísa Costa é licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e pós-graduada em Fiscalidade pelo Instituto Superior de Administração e Gestão.
CTO na Microsoft Portugal
Manuel Dias é Diretor Nacional de Tecnologia (CTO) e membro do Conselho Executivo da Microsoft Portugal. Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, iniciou sua carreira na EFACEC como Engenheiro de Software, focado no desenvolvimento de sistemas em tempo real. Desde então, tem ocupado vários cargos de destaque na Microsoft, incluindo Diretor de Vendas Técnicas na Unidade de Soluções e Especialista em Dados e IA para o mercado empresarial. Além de seu papel na Microsoft, Manuel é uma figura proeminente na comunidade de ciência de dados em Portugal. É Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Data Science (DSPA) e, desde 2021, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Business Intelligence (APBI). Em 2019, fundou a comunidade Power BI Portugal, que hoje conta com mais de 3.500 membros e promove o desenvolvimento de competências analíticas e a partilha de conhecimento. Manuel Dias possui uma Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico e um Mestrado em Sistemas de Informação pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), além de uma certificação em Estratégia Empresarial pelo INSEAD. Como Professor Convidado na NOVA IMS, leciona na área de Advanced Analytics, contribuindo para a formação da próxima geração de especialistas em análise de dados e inteligência empresarial.
Chief AI Officer, Opnova
Pedro Saleiro é co-fundador e Chief AI Officer na Opnova, uma startup que cria Agentic AI confiável para a automação de workflows empresariais. Ele tem estado envolvido desde 2017 na área da AI responsável, e contribuído com várias ferramentas open-source, em particular a ferramenta Aequitas. Antes da Opnova, Pedro Saleiro era o Head of AI Research na Feedzai. Aí, teve um papel de relevo no desenvolvimento de produtos que ganharam diversos prémios, foi co-autor de vários artigos científicos e foi co-inventor de diversas patentes nos EUA envolvendo AI responsável. Ele tem um doutoramento em Engenharia informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, fez um estágio de doutoramento na Microsoft Research, bem como uma posição pós-doutoramento na Universidade de Chicago.