Professor de Economia e Direito (Neste momento está reformado)
David Friedman é um dos maiores nomes da escola de economia de Chicago da atualidade, continuando assim o legado do seu pai, Milton Friedman, fundador da Escola Monetarista de Chicago. Licenciou-se em Harvard em Química e Física, tirou o mestrado e o doutoramento de Física na Universidade de Chicago. Mesmo assim, decidiu focar-se nas suas paixões: economia e direito. No seu livro mais famoso, “The Machinery of Freedom”, defende o sistema capitalista e de mercado livre e apresenta a sua visão de como as funções que um Estado desempenha na sociedade conseguem ser desempenhadas voluntariamente pelo mercado livre, incluindo o sistema legal. É também autor de mais de 6 livros sobre economia, direito e libertarianismo, incluindo “Future Imperfect: Technology and Freedom in an Uncertain World” e “Legal Systems Very Different From Ours”. Dá palestras pelo mundo inteiro, ensinando-nos a ver os efeitos das políticas económicas e legais para além dos visíveis, em um só grupo, e, mais importante, os efeitos que não são imediatamente visíveis, em todas as outras pessoas.
Presidente da Câmara Municipal de Braga
Ricardo Rio nasceu em 1972, é casado e pai de três filhas. Licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, onde também concluiu a parte escolar do curso de Mestrado em Economia. Concluiu também o Curso Avançado de Estudos Políticos do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Lisboa. A nível público, Ricardo Rio é Presidente da Câmara Municipal de Braga desde 2013. É Presidente do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Cávado e preside aos Conselhos de Administração das Empresas Municipais Theatro Circo e InvestBraga. É membro do Comité das Regiões, da rede EUROCITIES Excom e membro da direcção da ATP (Associação de Turismo do Porto). É também, desde 2016, um dos defensores do crescimento inclusivo da OCDE. Em 2022, foi premiado como “World Mayor for Sustainability”, concedido pela The City Mayors Foundation. Em 2023 foi eleito o novo presidente do Comitê Executivo do Global Parliament Of Mayors, rede que reúne Presidentes de Câmara de todo o mundo. Antes de 2013, foi consultor privado e público de diversas instituições e lecionou em diversas Universidades e Institutos Politécnicos.
Diretor de Estratégia e Inovação | Responsável pela área da Avaliação
Licenciado em Economia pela Universidade do Porto (1972). Foi Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto de 1975 até dezembro de 2009, data em que se aposentou, tendo sido até então responsável por lecionar e reger cadeiras ao nível das licenciaturas e mestrados em Economia e Gestão, com relevo para as áreas do desenvolvimento económico, globalização, inovação e macroeconomia. Exerceu atividade de consultoria no país, desde 1980, nomeadamente para a Comissão de Coordenação da Região do Norte, no âmbito da assessoria à Presidência (1980-1992), e para vários municípios, em matéria de cooperação transfronteiriça e inter-regional, da avaliação das dinâmicas de evolução espacial da Região do Norte e do planeamento e do desenvolvimento local. Enquanto consultor internacional tem colaborado em estudos internacionais para a Comissão das Comunidades Europeias nomeadamente em matéria de estudos de prospetiva territorial, de cooperação inter-regional e transfronteiriça e de avaliação da estratégia europeia de emprego. Integrou a Administração da Quaternaire Portugal em 1994, tendo assumido, entre março de 1999 e maio de 2018, a Presidência do Conselho de Administração. Desde 8 de maio de 2018, assumiu a Direção de Estratégia e Inovação da empresa. Na Quaternaire Portugal, tem coordenado técnica e cientificamente estudos de avaliação de programas e políticas públicas (com relevo para as intervenções dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento em Portugal), sectoriais e territoriais, trabalhos na área do desenvolvimento territorial e do planeamento estratégico, da economia da inovação e das políticas de emprego e formação. Possui grande número de trabalhos publicados na área do desenvolvimento regional e do planeamento estratégico, destacando-se mais recentemente os trabalhos de investigação em projetos coletivos para a Organização Internacional do Trabalho e Comissão Europeia, em colaboração com Maria Pilar González e Luís Delfim Santos (Faculdade de Engenharia do Porto) e Hugo Figueiredo (Universidade de Aveiro e CIPES - Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior), nos domínios dos efeitos da crise e das políticas de austeridade no modelo social europeu, na evolução das classes médias e no mundo do trabalho e relações industriais em geral, já publicados conjuntamente pela Organização Internacional do Trabalho e pela editora inglesa Edward Elgar, sob a coordenação de Daniel Vaughan-Whitehead. É co-autor do blogue Interesse Privado, Acção Pública.
Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto
Natural do Porto (1953). Licenciado em Economia (FEP-UP, 1970/75), Doutor em Economia e Finanças Internacionais (U. Paris I, 1984) e Relações Económicas Internacionais (UP, 1986), Titular do Grau de Agregado em Economia (ISEG-UTL, 1999). Docente e Professor da FEP, a sua atividade mais constante (1975/2010) ao longo de quase cinco décadas de carreira profissional. Foi, entre outras funções desempenhadas, Investigador Associado no CEPII (Paris, 1981/83), Diretor e Administrador no Grupo BPA (1984/96), Secretário de Estado para a Competitividade e Internacionalização (XIII Governo Constitucional-António Guterres, 1996/97), Presidente do Fundo para a Internacionalização das Empresas Portuguesas (FIEP, 1998/2003), membro de órgãos sociais em diversas empresas e instituições (2004/2016) e Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (2016/2020). Foi Professor em várias Instituições de Ensino Superior (Universidade Católica Portuguesa; ISEE e Porto Business School; IESF; Universidade Portucalense) e colaborou ativamente, enquanto perito e consultor nos domínios regional e europeu e de internacionalização e gestão internacional, com o Ministério das Finanças (1986/87) e a Secretaria de Estado do Comércio Externo (1991), o Comité Económico e Social da UE (1990/91), a AEP e outras associações empresariais (desde 1989 até ao presente), o ICEP (2000/02) e a Agência de Inovação (2007/11) e inúmeras empresas e grupos empresariais; integrou ainda, em representação de Portugal, o Comité de Assuntos Culturais da Comissão Europeia (2008/12). É, atualmente, Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto, além de Vice-Presidente da Fundação Casa da Música e membro dos Conselho Consultivos do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e da Católica Porto Business School. É autor ou coautor de várias obras, papers, estudos e relatórios nacionais e internacionais e de variadas colaborações regulares na comunicação social e na blogosfera. Agraciado pelo Presidente da República Portuguesa com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2006).
Especialista Sénior em Supervisão de Pagamentos do BCE
Pedro Silva é mestre em Economia Monetária Financeira pelo ISEG e tem mais de 20 anos de carreira, grande parte ligada à regulação e supervisão do sistema financeiro. Embora seja apaixonado por mercados financeiros e regulação financeira Pedro começou a sua carreira em estatística no INE. Ao longo da sua experiência profissional teve o privilégio de participar em inúmeros grupos de reguladores nacionais e internacionais no âmbito da ESMA e IOSCO, e aprender com colegas das mais diversas proveniências. Fez parte do projeto do Mecanismo Único de Supervisão desde o seu início, um dos pilares da União Bancária Europeia. Parte do seu tempo no Banco Central Europeu foi dedicado à superintendência de sistemas de pagamentos e ao acompanhamento da inovação nessa área. Hoje desempenha funções na supervisão direta de instituições de crédito seguindo com grande interesse a incursão destas em novas tecnologias e tópicos como cripto-ativos ou inteligência artificial. Pedro adora o mar, a praia e Portugal e estando longe aproveita todas as oportunidades para regressar às suas origens.
Diretora-geral P&G Portugal
A Cláudia Lourenço é Diretora Geral da Procter & Gamble Portugal desde 2018. Formada em gestão, pelo ISCTE, iniciou o seu percurso profissional na P&G em 1998, através de um estágio, e é na multinacional que tem desenvolvido a sua carreira. Começou na área de vendas e as suas experiências já passaram também pelo trade marketing, por liderar a unidade de negócio P&G Prestige, por ter uma função ibérica, e ainda por ser Diretora Comercial da P&G Portugal. Atualmente lidera uma equipa de mais de 150 colaboradores, defendendo que “Liderar é estar ao serviço das pessoas”. Mãe de quatro filhos, a Cláudia equilibra o seu tempo entre a família, a empresa, a atividade física e ações de voluntariado em organizações de solidariedade e de promoção de igualdade de género.
Economista Sénior Coordenadora no Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal
Diana Bonfim é economista sénior coordenadora no Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal e professora catedrática convidada na Católica Lisbon School of Business and Economics. Atualmente está em visita parcial ao BCE, na DGR-FIR. Diana é licenciada em Economia pelo ISCTE, possui um Mestrado em Economia pela Nova SBE e um Doutoramento em Economia pela Universidade de Groningen. No Banco de Portugal, Diana trabalha em avaliações de estabilidade financeira, monetárias e macroeconómicas, bem como em discussões relativas à implementação da política macroprudencial a nível da UE. Na Católica, Diana está envolvida na orientação de dissertações de mestrado e no ensino desde 2012. Os seus interesses de investigação abrangem a banca empírica, finanças corporativas e a transmissão da política monetária. Ela é editora associada do International Journal of Central Banking, Journal of Financial Stability, Emerging Markets Review e Economic Notes. Ela é membro do Comité de Direcção da International Banking Research Network e ex-presidente da International Banking, Economics, and Finance Association.
Diretor de Regulação da GALP
Jorge Lúcio tem mais de 20 anos de experiência no setor de energia. Desde 2006, é Diretor da Regulação da Galp, inicialmente no negócio de Gas & Eletricidade, gerindo a transformação das atividades de gás natural da Galp até à abertura completa do mercado energético em Portugal, após a transposição das Directivas Europeias sobre o Mercado Comum da Energia. Com o desenvolvimento do quadro regulatório, a Área de Regulação tem vindo a alargar a sua intervenção a outras atividades de negócio e geografias da Galp. Desde 2020 é também Diretor de Comercialização de Abastecimento de Último Recurso de Gás Natural. É representante da Galp no Conselho Consultivo da ERSE desde 2008, órgão independente do Regulador Energético Português e Presidente da APEG (Associação Portuguesa de Empresas de Gás) desde 2021. Representa a Galp em diversos fóruns profissionais como a International Gas Union e a EFET (European Federation of Energy Traders). Tem uma vasta experiência como Diretor de Projetos, tanto na Galp onde liderou o desenvolvimento do “Armazenamento Subterrâneo de Gás Natural em Cavernas de Sal em Portugal” de 1999, como no Parque Expo 98 para o “Programa de Recuperação Ambiental no Local da Exposição Mundial EXPO'98 em Lisboa” (1993-1998). Possui um mestrado em Engenharia Química. pela Universidade de Lisboa (IST), com distinção, e uma Pós-Graduação em Gestão e Regulação Económica pela Universidade Católica Portuguesa.
Jornalista
- Licenciado pela Universidade Técnica de Lisboa, jun 83; Liceu completado no Colégio Militar, 1977; - Curso de Jornalista em Zona de Conflito e Ambiente Hostil, do Exército português, 2008; - Jornalista professional há 41 anos, 16 dos quais em destacamentos internacionais incluindo como chefe de delegações na África Austral (Maputo e Joanesburgo). Actualmente reporter senior da RTP; - Cobriu cinco conflitos armados, principalmente em África (guerras em Angola, Grandes Lagos e Moçambique, lutas armadas do ANC na África do Sul e no então Sudoeste africano (actualmente Namíbia), mas também no Líbano e últimamente na Ucrânia (quatro rotações); - Entrevistou quatro prémios Nobel da Paz (Nelson Mandela, Frederik de Klerk, Desmond Tutu e Denis Mukwege) e dezenas de líderes e personalidades internacionais; - Cordenou e apresentou até 2017 o programa semanal da RTP “Olhar o Mundo”, eleito durante seis anos consecutivos o “Melhor Programa de relações Internacionais” das televisões portuguesas; - Autor de sete livros relacionados com aquelas experiências, nomeadamente “Homens Vestidos de Peles Diferentes” (Editora Ulmeiro), “Selva Urbana” (Editora Colibri), “Mandela, a Construção de um Homem” (Oficina do Livro), “Mandela o Rebelde Exemplar” (Editora Planeta), “Angola: O regresso do Fim do Mundo” (Editora Planeta), “Olhar o Mundo” (Marcador) e “Zona de Impacto” (Clube do Autor).