Ignacio Cires é especialista em desenvolvimento de negócios na NorthStar Earth & Space. Com uma vasta experiência em desenvolvimento de negócios, pesquisa de mercados e negócios internacionais, Ignacio desempenhou um papel fundamental na expansão da presença global da NorthStar. Liderou iniciativas estratégicas, estabeleceu ligações com organizações de defesa e de inteligência em todo o mundo e apoiou com sucesso uma ronda de financiamento da Série D. Anteriormente, desempenhou funções de consultor financeiro externo na Siemens Gamesa Renewable Energy, supervisionando o controlo financeiro das subsidiárias sul-americanas. A sua experiência abrange estratégia geopolítica, análise competitiva, relações internacionais e o aproveitamento das capacidades comerciais para melhorar a inovação nos setores espacial e de defesa.
Chefe do Escritório de Representação do Grupo BEI em Portugal
João Fonseca Santos ingressou no Banco Europeu de Investimento em 2014, começando pelo departamento de monitorização e reestruturação. Em 2017, passou para a equipa responsável por novas operações em Portugal e, em 2021, tornou-se assessor do à data Vice-Presidente do BEI Ricardo Mourinho Félix, centrando-se em questões institucionais, estratégicas, de governança e operacionais e dando apoio em áreas como a Economia Azul, Financiamento e Tesouraria, Quadro Financeiro Plurianual e relações institucionais em Portugal, Argélia, Marrocos, Tunísia e América Latina e Caribe. Em Setembro de 2023, assumiu o cargo de Chefe do Escritório de Representação do Grupo BEI em Portugal. Antes de se juntar ao BEI, trabalhou em Private Equity e Corporate Finance em Portugal, onde iniciou a sua carreira em 2008. Possui um Mestrado em Finanças e uma licenciatura em Gestão pela Nova School of Business and Economics em Lisboa.
Administrador Executivo & CEO da Distribuição Automóvel Global da Salvador Caetano Auto, SGPS, SA
Sérgio Ribeiro é Administrador Executivo e CEO da Distribuição Automóvel Global do Grupo Salvador Caetano. Desde 2014, lidera a Distribuição automóvel do Grupo Salvador Caetano, que está hoje presente em 3 continentes e 44 países de Europa, África e América Latina, impulsionando a transformação, a gestão e a expansão de inúmeras marcas automóveis em diferentes geografias, com grande foco na transição energética e a inovação tecnológica do setor. Com formação em Economia pela FEP - Faculdade de Economia da Universidade do Porto e uma Pós-Graduação em Management pela Universidade Católica Portuguesa, iniciou a sua carreira em 1995 na Deloitte, na área de Auditoria. Dois anos depois a sua paixão pelo setor automóvel fez com que iniciasse funções na Toyota Caetano Portugal, onde desempenhou várias funções, coordenando diversas áreas de negócio. Em 2004 foi nomeado Administrador Executivo da Caetano Retail, braço de retalho automóvel do Grupo, cargo que ocupou de forma executiva até 2017, mantendo-se atualmente como não-executivo. Como Administrador Executivo da Salvador Caetano Auto, SGPS lidera a estratégia e a gestão total de operações em Portugal de marcas como a Hyundai, Nissan, BYD, Xpeng, Honda e Dongfeng, bem como inúmeras outras marcas em diversas geografias, onde tem cargos de Administração em inúmeros países, com destaque para Espanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Hungria, África do Sul, Colômbia, Tunísia, Quénia, Angola, Senegal, Moçambique e Cabo Verde.
Diretor do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal
Nasceu a 20 de setembro de 1972, é Doutorado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e Licenciado em Economia pela FEP - Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É Diretor do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal desde 2018. É membro do Comité de Política Monetária do Eurosistema desde 2006. Faz investigação nas áreas da política monetária, desigualdade e pobreza. É professor de Políticas Macroeconómicas na Católica Lisbon School of Business & Economics desde 2015.
Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no ano de 2002. Simultaneamente, obteve o grau de Mestre em Diagnóstico Ambiental pela Universidade de Cranfield, Reino Unido. Em setembro de 2002, integrou a Sociedade Portuguesa de Inovação, SA, onde exerceu funções de Consultora em projetos nacionais e internacionais. Em março de 2004, foi nomeada Assessora do Gabinete do Vereador responsável pelo pelouro de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos da Câmara Municipal de Lisboa. Em outubro de 2005, inicia a sua colaboração com a Lisboa E-Nova - Agência Municipal de Energia e Ambiente, com funções na área de comunicação e projetos. Em setembro de 2016 iniciou funções como Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal.
Rushank Bardolia é um economista e ex-especialista em serviços financeiros que fez a transição da indústria de fundos de Luxemburgo para a agricultura sustentável. Após 15 anos na banca e compliance, Rushank fundou a GreenEarth Agro, uma empresa social sediada no Gana, focada em agricultura regenerativa e agronegócio sustentável. O seu trabalho integra financiamento de impacto, sequestro de carbono e agroprocessamento para criar cadeias de abastecimento agrícolas resilientes, garantindo simultaneamente o desenvolvimento económico para pequenos agricultores. Rushank tem também explorado modelos de financiamento inovadores, como a tokenização RWA, para preencher a lacuna de financiamento para agricultura inteligente em termos de clima. Tem participado em fóruns globais, incluindo a COP e o Fórum Econômico Mundial, defendendo o investimento sustentável na agricultura
Executivo com mais de vinte anos de experiência profissional no sector financeiro e banca de investimento, sendo especialista em originação, financiamento, investimento e gestão de portfolios com exposição a crédito estruturado. Foi Chief Credit Officer no Dominion Group, em Londres, tendo sob a sua responsabilidade a gestão da dívida dos respectivos fundos e a criação de um fundo de créditos estruturados. Anteriormente, foi Director Executivo do ABN AMRO, sendo o responsável europeu pela área de titularização, estruturação e gestão de carteiras de crédito de cerca de USD 35 MM. Foi ainda Conselheiro do Ministério da Economia para a Internacionalização da Economia Portuguesa. É Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e tem um MBA pela State University of West Georgia, US.
Isabel Apolinário traz mais de duas décadas de experiência em regulação energética para o seu papel como membro do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Com uma sólida formação em economia e um profundo conhecimento da política energética, tem desempenhado um papel na definição de quadros regulamentares e na promoção da inovação no sector da energia. O percurso de Isabel na regulação do sector da energia começou na ERSE, em 1998, na Direção de Tarifas e Preços. Ao longo dos anos, passou por várias funções na ERSE, incluindo Consultora e Diretora da Direção de Tarifas, Preços e Eficiência Energética. Adquiriu também uma valiosa experiência em política e regulação energética, como membro dos grupos de trabalho do gás do CEER (Conselho Europeu de Reguladores de Energia), da ACER (Agência de Cooperação dos Reguladores de Energia) e do MEDREG (Associação de Reguladores de Energia do Mediterrâneo). Isabel é licenciada em Economia (1996) e mestre em Economia e Política da Energia e do Ambiente (2005), ambos pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa.
Licenciado em gestão de empresas pela Universidade de Greenwich; Presidente da Câmara do Porto desde 2013; Comentador Político; Autor; Membro do Senado da Universidade do Porto; Ex-administrador da TCL e Transinsular Transportes Marítimos, S. A.